O mercado náutico está cada dia mais promissor, e isso não é nenhuma novidade. E diante de dados tão positivos, você conhece os tipos de navios para exportação e importação que existem no setor hoje em dia? Pois esse é o tema do blog de hoje.
Neste texto você vai conferir os principais modelos de navios para exportação e importação, conhecidos como navios de carga, criados para a navegação nos mares do mundo. Confira!
Conheça os modelos de navios de carga existentes
Desde a criação da primeira embarcação, há mais de 10 mil anos, o transporte marítimo é importante para a indústria de todo mundo. Afinal, sem eles nenhuma mercadoria chegaria às empresas para comercialização. Abaixo separamos os sete principais tipos de navios para exportação e importação. Veja!
- Tanque
- Petroleiro
- Graneleiro
- Ro-Ro
- Porta-Contêiner
- Carga Geral
Confira os detalhes de cada um dos tipos de navios para exportação e importação
Tanque
O navio tanque é usado para realizar o transporte de substâncias líquidas. Ele é projetado para transportar a granel todo tipo de produto líquido. Esse veículo pode transportar também outros tipos de carga sensível, como, por exemplo, óleos vegetais, metanol e óleos comestíveis.
A sua capacidade de carga pode variar entre cinco mil a 40 mil toneladas. Além disso, contam com sistemas de carga preparados para cada tipo de carga que será levada. Esses sistemas podem ser aparelhos de aquecimento ou resfriamento e sistemas avançados de limpeza.
Petroleiro
O navio petroleiro é construído em especial para o transporte de petróleo e seus derivados, não podendo ser usado para carregar outros tipos de líquidos. Ele é utilizado para transportar não só o petróleo bruto, mas também seus derivados, podendo carregar mais de 400 mil toneladas de combustíveis e derivados.
Ele apresenta um pavimento repleto de canos interligados, que distribui o óleo de modo igualitário para garantir o equilíbrio do barco. O petroleiro é mais largo e menos fundo que as demais embarcações, por isso podem navegar em águas rasas.
Graneleiro
O navio graneleiro foi produzido para transportar mercadorias a granel como açúcar, carvão, fertilizantes, minérios, soja, milho e muito mais. Ele conta com grandes escotilhas hidráulicas que cobrem os porões onde ficam os produtos que serão levados. Por esse motivo, o carregar e descarregar as mercadorias são feitos em terminais portuários.
Ro-Ro
Ro-Ro é a sigla para definir os navios cargueiros Roll on-Roll off. Esse tipo de embarcação é toda fechada, como se fosse um estacionamento vertical de grande porte e com diversas rampas internas, em que, na maioria das vezes, é possível regular a altura dos andares conforme o tipo de carga que será levado.
Porta-Contêiner
O porta-contêiner é composto por diversos porões, cada um equipado com “guias de células” que ajudam cada contêiner a se encaixar no lugar. Após as primeiras camadas de contêineres serem carregadas e as escotilhas fechadas, camadas extras são carregadas no topo.
Ele geralmente é carregado por guindastes especializados, porém, em alguns navios de contêineres pequenos, é equipado para permitir o auto-carregamento e descarregamento.
Carga Geral
O navio de carga geral é aquele que transporta diversos tipos de cargas, normalmente em pequenos lotes – caixas, sacarias, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, barricas e muitos outros. Ele tem entre quatro ou cinco porões para armazenamento.
É usado para o transporte de mercadorias distintas como, carga de projeto e contêineres. Algum dos navios pode contar com espaços refrigerados para as conhecidas cargas perecíveis. Ele costuma ser equipado com guindastes utilizados para carregar e descarregar a embarcação.
Esse texto ajudou você a entender os tipos de navios para exportação e importação? Para conferir outras informações como essa, siga a Magma Trading nas redes sociais: Facebook e Instagram.