Serviço de cabotagem: o que é?

Você já ouviu falar de cabotagem? Descubra neste texto todas as vantagens e desvantagens desse serviço tão importante para o mercado náutico brasileiro e mundial. Entenda também como as operações podem ser otimizadas através da cabotagem e tudo o que você precisa saber sobre esse modal. 

 

Afinal, o que é cabotagem? 

 

O termo “cabotagem” é derivado do nome de Sebastião Caboto. Ele foi um grande navegador do século XVI que explorou toda a costa da América do Norte. Mas a cabotagem nada mais é do que uma navegação entre os portos de um mesmo país, sem perder a costa de vista. 

Isso significa que ela é diferente da navegação de longo curso, aquela entre nações, que estamos acostumados a ver com frequência. Ela costuma ocorrer no mar, no entanto, pode ser feita em lagos e rios, como costuma acontecer em diversas operações na região norte do Brasil. 

O Brasil, por ser um país com uma  vasta costa de navegação, é propício para executar os serviços de cabotagem.

Vantagens da cabotagem no Brasil 

 

  1. Diminuição de custos

Algumas operações é comum um severo decrescimento nos custos. Os valores com transportes são sempre o impasse nas empresas, sendo que algumas vezes são mais altos que o pagamento dos profissionais. No entanto, com a cabotagem os custos podem ser reduzidos em até 30%, o que torna o modal mais atrativo aos empresários.

  1. Vantagem competitiva

Conforme pesquisa da Gett, com a redução de custos os operadores da cadeia logística conseguem ter mais vantagem em suas operações, reduzindo o preço dos seus produtos e aumentando a sua lucratividade.

  1. Redução do desgaste do modal rodoviário

Com o uso do serviço de cabotagem acontece a diminuição do número de veículos nas estradas brasileiras e, como consequência, é possível reduzir o desgaste das estradas, o número de acidentes, roubos de cargas e muito mais. 

  1. Impacto ambiental

As empresas têm buscado cada vez mais soluções que trazem menor impacto ao meio ambiente. Nesse quesito, a cabotagem emite menor quantidade de gás carbônico (CO2) na atmosfera do que os veículos nas estradas, com isso agride a natureza em menor escala. 

  1. Transporte de grandes volumes

Por ser realizada em navios é possível transportar um maior número de mercadorias de uma só vez. Essa é uma ótima maneira de contribuir com a economia em escala. Sendo assim, quando falamos de transporte de grandes volumes, com certeza a cabotagem se torna muito mais vantajosa.

A cabotagem é uma excelente opção para enviar grandes volumes e mais indicada que outros modais em vários aspectos. Para conferir outras informações como essa, siga a Magma Trading nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Leia também

Scroll to Top