A exportação está cada vez mais em alta no Brasil. Um dos motivos são os diferenciais que o processo pode garantir para as empresas: credibilidade, competitividade, independência e flexibilidade são alguns dos exemplos. Vale destacar que esses benefícios de exportar valem para empresas de todos os portes que pretendam apostar nesta estratégia de negócio.
Não podemos esquecer também que a importação impacta diretamente o fluxo de caixa da empresa. Além disso, é uma operação de comércio exterior que requer aprimoramentos internos nos processos, gestão e tecnologias utilizadas por uma empresa. A seguir, a Magma Trading explica em detalhes todos esses benefícios de exportar. Confira!
O que é o processo de exportação?
Exportação é um termo que possui origem no latim “Exportatio” e fala sobre a ação e o efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país. Isso quer dizer que a exportação é referente ao tráfego de mercadoria e serviço que sai de um país com destino a outro. Os formatos de como fazer as exportações são realizados pelas legislações do país que realiza o processo.
Benefícios de exportar para o sucesso da empresa
- Incentivos fiscais
Para garantir que os produtos fabricados por sua empresa no Brasil sejam mais competitivos no mercado externo, o governo realiza a redução de determinados impostos, normalmente cobrados para a comercialização interna. Por isso, lembre-se: tanto na exportação direta quanto na indireta, os materiais fabricados com a finalidade de exportação estão isentos destes impostos: IPI, ICMS, Cofins, PIS e IOF.
- Qualidade do produto da sua empresa
Quando falamos em benefícios de exportar não podemos esquecer que tanto na exportação direta quanto indireta, para que os produtos tenham sucesso e sejam aceitos em outros países, é fundamental que ele tenha boa qualidade e alguns diferenciais. Com isso, o processo faz com que a empresa desenvolva um produto mais competitivo, o que fortalece, diretamente, a presença e rentabilidade deste no mercado interno também.
- Diminuição de riscos
O mundo dos negócios é rodeado de riscos, no entanto, é possível reduzi-los sempre que necessário. Vender no mercado externo é benéfico, porém precisa ser feito com cuidado. Por esse motivo, contar com serviços de empresas que já tenham conhecimento dos processos e expertise internacional é essencial para garantir o sucesso das exportações.
- Variação de mercado
Mais um dos benefícios de exportar para o sucesso da sua empresa é a diversificação de mercado. Afinal, é ampliando o mercado que a empresa se torna mais competitiva e com maior faturamento. Dessa maneira, comercializar os produtos da sua empresa para clientes estrangeiros é uma maneira de atrair novos empresários.
Além disso, sua empresa fica menos dependente do mercado interno, como, por exemplo, em tempos de crises econômicas, de retração das vendas e épocas sazonais em que o consumo diminui.
- Sua empresa mais moderna
Por fim, mais um dos benefícios de exportar é a modernização da sua empresa. Afinal, para garantir um produto de qualidade é preciso investir em equipamentos modernos, treinar funcionários e adquirir conhecimento do que é tendência no mercado. Tudo isso faz com que a empresa evolua em muitos aspectos, principalmente para sua força e o valor da marca, tanto para investidores quanto para o consumidor final.
Gostou deste conteúdo? Ele tirou todas as suas dúvidas sobre as vantagens de exportar? Para conferir outras informações como essa, siga a Magma Trading nas redes sociais: Facebook e Instagram.