O que é exportação e como funciona?

O processo de exportação muitas vezes pode ser conhecido como complexo e que requer muita atenção. Afinal, cada detalhe é fundamental e existe uma fiscalização severa dos órgãos governamentais, principalmente a Receita Federal. 

 

Além disso, todo o processo é importante para o equilíbrio da balança comercial do Brasil e para a composição do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Exatamente por esse motivo, o segmento está em transformação a todo momento.

 

No texto de hoje, a Magma Trading conta o que é a exportação e como funciona cada um dos processos. Quer entender? Continue a leitura e confira! 

 

O que é a exportação?

Exportação é um termo que possui origem no latim “Exportatio” e fala sobre a ação e o efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país. Isso quer dizer que ela é referente ao tráfego de mercadoria e serviço que sai de um  país com destino a outro. Os formatos de como fazer as exportações são realizados pelas legislações do país que realiza o processo. 

Para o Brasil, a exportação tem o papel de equilibrar a balança comercial do país, bem como os demais parceiros comerciais, como, por exemplo, a China, Estados Unidos, países da Europa e membros do Mercosul. 

Como funciona o processo de exportação?

Segundo especialistas na área, entrar no comércio exterior, em linhas gerais, pode ser considerado algo acessível, pois qualquer pessoa física pode exportar, até mesmo os microempreendedores. 

Para isso, o primeiro passo é realizar os registros conhecidos como: Radar (Registro da Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) e REI (Registro de Exportadores e de Importadores).

Após, o outro passo é saber que tipo de exportação será feita – direta ou indireta. A direta é quando o comércio ocorre para o importador no exterior, sem intermediários. Nesse caso, a empresa precisa criar um departamento completo de comércio exterior.

Na indireta, há uma empresa intermediadora. Reunidos os documentos, registros e planejado o fluxo é importante conhecer os incentivos fiscais. Por fim, depois de enviado o produto, é preciso fazer o follow-up pós embarque para identificar se a carga chegará ao destino final e no prazo combinado.

Afinal, caso aconteça determinado problema é possível acionar o seguro internacional de carga, contar ao cliente sobre a situação real, além de pedir a liberação da alfândega para envio das mercadorias. 

Tipos de exportações existentes 

Atualmente existem quatro modelos de exportação no mercado brasileiro: direta, indireta, por conta e ordem de terceiros e por consórcio de exportação.

Vantagens de exportar

  • Possibilidade de incentivos fiscais
  • Mais qualidade para os produtos da sua empresa
  • Diminuição de riscos 
  • Variação de mercado 
  • Modernização da sua empresa 

Gostou deste conteúdo? Ele tirou todas as suas dúvidas sobre o que é o processo de exportação e como funciona? Se a resposta foi sim, saiba que a Magma Trading tem conteúdos especiais sobre o tema. Para conferir outras informações e dicas como essa, siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram

Leia também

Scroll to Top